Dúvida aqui!

Started by Kalakaua, July 13, 2012, 02:19:35 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Kalakaua

Kaltxì! Oel ngati kameie!
Lendo, e graças a Deus, eu consegu entender os verbos por completo, mas vendo os infixos, percebi que há os compostos, como Infixos <iv> Compostos e os Infixos Compostos normais, mas a minha dúvida é: Preciso realmente usar os infixos compostos quando falo ou escrevo? Ou é opcional? ???

Bem, é certo que são muitos e vai ser difícil decorar todos, mas vamos tentando! 8)

E, outra coisa, a pronúncia de "aw" é "ã" ou "aw" mesmo? Isso me deixa muito confuso quando vou ler algo!

Ah, droga, mais uma!  ;D  Para que serve o sufixo <-ru>?

Irayo! Kìyevame!

MIPP

#1
Oi.

1. Sim, você irá necessitar, contudo é possível ter uma conversa básica/intermédia em Na'vi sem usar os infixos compostos.
2. "Aw" se pronuncia como "Au" em "Pau"
3. O sufixo "-r(u)"/"-ur" é (basicamente) o dativo, ou seja, funciona para marcar o objeto indireto de uma frase. Abaixo segue o exemplo:

Eu dei a bola a ele.
Oel tìng rumit poru.

Contudo em níveis mais avançados você irá aprender que certos verbos não usam o "-it"/"-t(i)" para o objeto direto, mas sim o dativo. Por exemplo:

Eu cubro você.
Oel lew si ngaru.

"Você" é o objeto direto, porém o marcador é o do dativo. :)

Espero que não se assuste com o Na'vi e fique nessa comunidade por um bom tempo!
Na'vi for beginners | Dict-Na'vi.com

Hufwe lìng io pay, nìfnu slä nìlaw.
Loveless, Act IV.

Kalakaua

#2
Desculpa a demora!
Sim obrigado, logo depois que eu fiz a pergunta, BUM, achei onde fala de <ru>... kkk'
Não, não vou me afastar! Aqui é um lugar ótimo para tirar minhas dúvidas!

Aproveitarei pra fazer outra pergunta!
> Os exercícios de Na'vi já estão prontos ou em fase de tradução? ???

MIPP

Nesse tópico poderá encontrar os recursos disponíveis em Português, um deles é o Teste de competências básicas de Na'vi. Infelizmente o Livro de Atividades estava sendo traduzido por Arthur, mas creio que não está mais sendo traduzido, assim como o dicionário... eu tenho atualizado o dicionário em dict-navi.com, mas os documentos .pdf estão bem desatualizados penso.
Na'vi for beginners | Dict-Na'vi.com

Hufwe lìng io pay, nìfnu slä nìlaw.
Loveless, Act IV.

Kalakaua

Obrigado MIPP!
Vamos esperando...